Pages

19 de maio de 2011

Corpo é encontrado com perfurações de faca em Rio Formoso

Na manhã desta terça-feira (17), as policias militar e civil estiveram às margens do Rio Formoso, mais precisamente na Rua do Matadouro – Centro da cidade de Rio Formoso-PE, para retirar um cadáver. O corpo foi visto por um morador, que fez a denúncia.

José Alexandre Teixeira, 36 anos, solteiro, foi encontrado as margem do Rio Formoso com várias perfurações pelo corpo provocado por arma branca, e se encontrava apenas de cueca.
Ate o momento o policiamento não recebeu nenhuma informação sobre o horário do fato ocorrido, nem sobre o autor do homicídio.
 A policia civil realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para IML de Recife.

Inscrição para mais de 2 mil vagas em cursos profissionalizantes começa nesta quarta

Os cursos são gratuitos e inscrevem até o próximo domingo pela internet; até o final do ano, 5,1 mil vagas serão oferecidas pelo Governo do Estado em parceria com o Senai e o Senac

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
Os interessados em fazer um curso de qualificação profissional, mas que não possuem condições financeiras de investir na sua formação, têm motivos para comemorar. Até o final de 2011, serão criadas 5,1 mil vagas em cursos gratuitos nas áreas de indústria, comércio, serviço e hotelaria no Estado. As oportunidades fazem parte do projeto Novos Talentos, lançado pelo Governo de Pernambuco nesta segunda-feira (16).

As inscrições começam nesta quarta-feira (18) e seguem até o próximo domingo (22). Para se inscrever, é necessário acessar o site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, que informará os classificados posteriormente.

“Podem participar todos os jovens a partir dos 18 anos, adultos, tendo concluído o ensino fundamental, tendo dos oito anos da série antiga e na série moderna os nove anos, desde que comprovem baixam renda. Esse programa é uma parceria do Governo, com o sistema S, tem o compromisso de reservar a gratuidade a quem não pode pagar o curso”, afirma o secretário de Trabalho, Antônio Carlos Maranhão (foto 1).

Neste primeiro momento, as inscrições são para 2.140 vagas. Para essas primeiras turmas, a previsão é de que as aulas comecem ainda no final do mês de maio. Já as inscrições para as demais 2.960 oportunidades devem acontecer em julho.

“É preciso apenas acessar o site da secretaria e informar os dados pessoais. As declarações de baixa renda e da escolaridade serão cobradas na matrícula. A partir do dia 24, 25, 26 será convidado, também pelo site, a se matricular. Tem que comparecer à escola onde vai fazer o curso, com os documentos que estão relacionados no site”, explica o secretário.

Os cursos contemplam moradores de cidades da Região Metropolitana (Recife, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Igarassu, Paulista e Ipojuca), da Zona da Mata (Rio Formoso e Goiana), do Agreste (Caruaru) e do Sertão (Salgueiro, Arcoverde e Serra Talhada).

PRIMEIRAS TURMASNa primeira chamada, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferecerá 1.240 vagas distribuídas em 112 turmas. Os cursos têm carga horária mínima de 160 horas e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira. As oportunidades são para caldeireiro, montador, eletricista, industrial, mecânico de manutenção em geral, operador de processos logísticos, instalador de tubulações industriais, armador de ferragens e carpinteiro de obras.

“O Senai, além de mecânica, vai oferecer mais 14 cursos. São 1800 vagas disponibilizadas para atender esses critérios. De eletromecânica, construção civil, automotiva, dentro dessas áreas. A procura é imensa, é uma responsabilidade muito grande, de atender a essa demanda que o estado tem”, afirma o diretor regional do Senai, Sérgio Gaudêncio.

Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) disponibilizará, neste primeiro momento, 900 vagas divididas em 39 turmas. As oportunidades são destinadas a vendedor, programador de web (web designer), operador de supermercado, recepcionista, auxiliar de operações em logística, editor gráfico, cozinheiro básico, operador de telemarketing, manicure e pedicure, camareira em meios de hospedagem, bartender, jardineiro, agente de  informações turísticas. As aulas serão realizadas em salas de escolas estaduais.

Estado oferece cursos de qualificação

Inscrições para o Novos Talentos acontecem de 18 a 22 de maio
Seg, 16 de Maio de 2011 18:25
As inscrições para o projeto Novos Talentos, parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) e do Sistema S (SENAI e SENAC), começam nesta quarta-feira (18) e se encerram no próximo domingo (22). O projeto Novos Talentos oferece aos trabalhadores de baixa renda e maiores de 18 anos, 5.100 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional em diversas áreas, em sua maioria, voltadas para as áreas de interesse do Complexo de Suape. Entre os cursos oferecidos pelo SENAI estão os de eletricista industrial, caldeireiro, mecânico de manutenção e operador de processos logísticos. Já no Senac, as aulas serão para programador web, editor gráfico, cozinheiro, camareira e bartender, entre outros. As primeiras turmas têm o início das aulas marcado para o dia 30 de maio. 
As inscrições para participar do Novos Talentos acontecem de 18 a 22 de maio, neste site (www.stqe.pe.gov.br)