Pages

6 de agosto de 2011

Código de Defesa do Consumidor para todos

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

O Procon Pernambuco realiza nesta terça e quinta-feira, palestras sobre direito do consumidor para portadores de deficiência. O objetivo da programação é levar para o público, noções básicas sobre o Código de Defesa do Consumidor. As palestras serão realizadas em Ipojuca, Bonito e Rio Formoso.
O órgão pernambucano é pioneiro na realização de palestras sobre Direito do Consumidor para portadores de deficiência. O primeiro encontro aconteceu em maio, para alunos com deficiência auditiva em uma escola estadual do Recife. Na quinta-feira passada, a palestra foi promovida na Associação de Portadores de Deficiência de Caruaru.
O projeto foi Iniciado em 2009 e promove atividades educativas e de conscientização através de palestras para diferentes públicos, como estudantes, professores, lojistas, presidiários e comunidades em geral. Segundo o Procon, a proposta não é só informar, mas educar e promover uma mudança de atitude na população pernambucana no que diz respeito às relações de consumo.

SERVIÇO:
26.07
Local: Ipojuca PE-09, s/n, -  Espaço Conviver
Hora: 10h
28.07
Local: Rio Formoso -  Av. José Sancho Lins, 336, Centro.
Hora: 14h

29.07
Local: Bonito – Av. Joaquim Nabuco, 223, Centro.
Hora: 14h30

2 de agosto de 2011

Lançamento das novas edições acontecem nesta segunda-feira em um evento social em Vitória de Santo Antão, somado ao Portal G20 Total e o Prêmio Prefeito Gabriel Mesquita

As duas novas edições da Revista Total recheada com 92 páginas estão ricas em informação levando o melhor da atualidade, a exemplo de política, comportamento, esportes, turismo e saúde, entre tantos. O formato em duas edições, sistemáticas com duas capas, é repetida devido a grande aceitação dos leitores.
Por tratar-se de uma Revista que circula nos 184 municípios pernambucanos, de Recife à Petrolina, a responsabilidade em pautá-la recheada de conteúdo interessante, além de prestação de serviços e informação, são partes integrantes de seus editores e de toda equipe de reportagem, os quais se esforçam em fazer o melhor.
Na edição 38ª, sua capa traz o Prefeito da cidade de Gameleira, Coronel Ramos, destacando-se por ações relevantes em sua gestão e ter tido o reconhecimento do Prêmio Destaque Total, por sua atuação na região da Mata Sul do Estado. Em Gameleira têm-se uma gestão voltada para as comunidades e encontra-se atualmente em um canteiro de obras, sintonizado com o que acontece com Pernambuco. Gameleira é sinônimo de cidade bem administrada, sendo referência no zelo do dinheiro público.
Na capa da edição 39ª, traz um documentário especial sobre o governador que hoje é destaque no Brasil, Eduardo Campos (PSB). Pernambuco se desenvolve em um ritmo ascendente, jamais visto por outra gestão. Atualmente, Campos é um dos homens mais influentes do País, sendo ventilado por muitos especialistas políticos na possibilidade de ser o futuro Presidente da República. Em seguida com a matéria da capa, trazemos as maiores realizações do atual governo, a recuperação econômica, o desenvolvimento e a interiorização industrial, as conclusões de vários hospitais, que faz de Pernambuco, o Estado mais importante do Norte/Nordeste.
Registra-se ainda a passagem do aniversário de Eduardo Campos. Muitas personalidades, políticos, empresários e amigos, postaram diversas mensagens de carinho e agradecimento ao governador empreendedor.
O leitor pôde perceber na edição anterior que foi publicada a coluna “Estamos de Olho”, iniciada pela cobrança de uma melhor prestação de serviços a seus usuários perante a instituição bancária denominada Bradesco. Esta coluna contou com grande repercussão, sobretudo para os que utilizam de seus serviços. De modo que nesta publicação a Revista aborda outra questão, onde faz um alerta quanto ao fato da gasolina adulterada, foco de uma reportagem que vai desembocar em uma pesquisa de opinião pública promovida pela Total a qual apontará o grau de confiabilidade dos pernambucanos junto aos Postos de Combustíveis. Por sinal um crime que vem lesando inúmeros consumidores que diariamente necessitam abastecer os seus veículos.
O Time do Vitória ganha destaque pela conquista do Bi-Campeonato Pernambucano de Futebol Feminino 2011, com uma campanha de completo aproveitamento, acabou desbancando o tradicional Sport Clube do Recife com duas vitórias, que fizeram do Tricolor das Tabocas entrar na competição nacional.
Outra personalidade em destaque é Paulo Roberto Leite de Arruda, atual Diretor-Presidente da Faculdade Osman Lins – FACOL, sediada em Vitória de Santo Antão, a qual recebeu uma homenagem do Caxangá Ágape, evento este prestigiado por diversas personalidades, amigos e colaboradores.
Na próxima edição (40ª) será dada sequência as homenagens ao Governador Eduardo Campos, que tem capitaneado uma revolução industrial e social em todos os segmentos da sociedade pernambucana. Nela será focada uma análise com abrangência nacional, diante de sua atuação como Presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) com o número 40. Prefeitos, vice-prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores e vereadores do País receberão o exemplar através de mala direta. Esta abrangência reforça o avanço deste instrumento de mídia, que já se aproxima de sua quadragésima veiculação mensal, neste esforço que busca trazer o que tem de melhor de Pernambuco e do Brasil.
Nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, além do lançamento das 38ª e 39ª edições da Revista Total, acontece a divulgação do Portal G20 Total. Este Portal será mais uma ferramenta a ser utilizada para estreitar a comunicação nos principais polos de mídia de Pernambuco, reforçando o compromisso de bem informar à sociedade. Neste evento, será entregue o Prêmio Prefeito Gabriel Mesquita a importantes personalidades do Estado.

Gestão do governador Eduardo Campos é aprovada por 83%

 
Da Folha de Pernambuco
Na primeira pesquisa de opinião, promovida pelo Instituto Exatta para a Folha de Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) manteve o percentual da eleição de outubro, na qual conquistou a reeleição para o cargo. O levantamento, que ouviu 2.500 pessoas acima de 16 anos, revelou que o socialista possui uma aprovação de 83% no Estado. Ano passado, ele foi reeleito com 82,84% dos votos válidos. Por outro lado, a desaprovação a Campos foi de 13% – inferior aos 14,06% obtidos pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) no pleito passado. Apenas 4% não opinaram na sondagem, que foi realizada em 80 municípios, entre os dias 21 e 26 de julho. A margem de erro é de 1,96%.
A consulta ouviu 456 eleitores do Recife e 596 dos demais municípios da Região Metropolitana. No Interior, a Zona da Mata teve 380 consultas, enquanto outras 633 ocorreram no Agreste. No Sertão do São Francisco, ocorreram 149 entrevistas, além de 286 nos outros cinco Sertões (Moxotó, Araripe, Central, Pajeú e Itaparica). O Instituto Exatta ouviu 53% de mulheres e 47% de homens. No universo de entrevistados, 36% tem idade superior a 45 anos. Também foram consultadas pessoas entre 16 e 24 anos (18%), 25 e 34 anos (25%) e 35 e 44 anos (20%).
A maior parcela (35%) dos entrevistados possui o primeiro grau, seja completo ou não. Outros 31% são analfabetos ou leem e escrevem, enquanto 29% têm segundo grau completo ou incompleto. Apenas 5% concluíram ou não o nível superior. No tocante à renda familiar, 56% ganham até um salário mínimo; 30% recebem entre um e dois salários; 13% ficam na faixa de dois a cinco salários; e somente 1% têm ganhos acima dos cinco salários mínimos. Com esses números, a maioria dos entrevistados pertencem às classes C (43%) e D (46%). Outros 4% são da classe E, enquanto 7% estão na classe B. Os consultados da classe A não somaram 1% no levantamento
A coleta de dados foi realizada através de questionário elaborado de acordo com o objetivo da pesquisa. “O modelo da amostra tem três estágios. No primeiro, os municípios são selecionados através do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), com base na população de 16 anos ou mais de cada município. No segundo, são selecionados os setores censitários. Por fim, é selecionado em cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis. Com isso, a pesquisa tem um grau de confiança de 95,5%”, explica o gerente de pesquisa de opinião João Matos.