Pages

7 de junho de 2024

ENGENHO TINOCO, PATRIMONIO CULTURAL EM RIO FORMOSO - PE.

 


Por: Youtube / Na Rota dos Antigos Casarões

Texto: wikipedia / Prisciano de Barros Accioli Lins

Prisciano de Barros Accioli Lins, segundo barão de Rio Formoso, (Sirinhaém1830 — Recife1892) foi usineiro brasileiro.

Foi batizado na capela do engenho Palma, em Sirinhaém, na Zona da Mata de Pernambuco, em 14 de outubro de 1830, filho de Joana Francisca Cavalcanti de Albuquerque e do tenente Sebastião Antônio Accioli Lins. Era irmão mais novo do barão de Goicana, tio do barão de Granito e primo-irmão do barão de Gravatá.

Agraciado barão em 18 de janeiro de 1882, todavia, ao tornar-se republicano, recusou o título.

Era senhor do engenho Tinoco, em Sirinhaém.


6 de junho de 2024

Expressão Cultural através da Capoeira


Por: Grupo Cordão de Ouro Rio Formoso e o Mestre Nino
A capoeira é uma expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música, desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos possivelmente no final do século XVI no Quilombo dos Palmares, que resistiu por mais de um século na antiga Capitania de Pernambuco.
 
Em Rio Formoso, essa cultura é representada pelo Grupo Cordão de Ouro Rio Formoso e o Mestre Nino. 
Assista o vídeo 

 

CULTURA E TURISMO DE BASE COMUNITARIA NA ROTA DOS MANGUEZAIS DE RIO FORMOSO - PE

A ROTA DOS MANGUEZAIS DE RIO FORMOSO

Por: INSTITUTO NEGRALINDA 

Um produto turístico produzido por alunos do Instituto Negralinda no projeto Marisqueiras Empreendedoras Colaborativas em parceria com o SEBRAE PE e a Prefeitura de Rio Formoso PE. 

Turismo de Base Comunitária é um modelo de gestão da visitação protagonizado pela comunidade, gerando benefícios coletivos, promovendo a vivência intercultural, a qualidade de vida, a valorização da história e da cultura dessas populações, bem como a utilização sustentável para fins recreativos e educativos, geração de trabalho e renda e desenvolvimento dos territórios onde atuam.  O objetivo e atrair políticas públicas para desenvolver as pessoas e fortalecer o território.


4 de junho de 2024

Arte de pesca em Rio Formoso, Pernambuco.


Por: tapioca.ird.fr 
Artes de pesca são as técnicas usadas pelos pescadores artesanais. Em Rio Formoso, é comum os pescadores produzirem seus próprios equipamentos: na captura de peixes, podemos encontrar materiais como as redes de caceia (ou de espera), camboa e arrasto, tarrafa, linha de mão e trêsmalho.
Na mariscagem, além da coleta manual, usam diferentes tipos de foice e outras ferramentas como balaio, jereré (também conhecido como puçá, uma rede em formato cônico) para a pesca de camarão de água doce e de siris (com a adição da varinha), pás, gancho, espeto, machadinha, enxada, colher e samburá (cesto de cipó ou taquara) para captura de mariscos, sururus, ostras e outros moluscos. Existe ainda a prática de pesca subaquática com arpões artesanais.

3 de junho de 2024

Museu JAHBES em Rio Formoso, Pernambuco.

Museu JAHBES, localizado no @engenho_siqueira , guarda muita cultura.

(Vídeo) https://www.instagram.com/reel/C7wOzGbOFle/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Venha conhecer mais da cultura do povo remanescente da Comunidade Quilombola do Engenho Siqueira em Rio Formoso / Pernambuco, seu significado e histórias e sobre seu fundador, Moacir Correia.

O hábito de guardar nossas lembranças, hábitos e costumes para as próximas gerações é um símbolo de nossa história e nossa resistência.

Vídeo: Instagram | Comunidade Quilombola do Engenho Siqueira em Rio Formoso, Pernambuco.  Texto: Instagram, Blog | Turismo em Rio Formoso, Pernambuco.


2 de junho de 2024

CASARÃO ENGENHO MACHADO EM RIO FORMOSO, PERNAMBUCO.




Sejam bem-vindas e bem-vindos ao Engenho Machado.

Aqui está situado um dos mais imponentes exemplares da arquitetura colonial de Pernambuco. Em fase de restauro desde 2008, o casarão já mostra sua beleza e singularidade, e com mais de 70% do restauro concluído, começa a abrir suas portas para receber a visitações.

D. Pedro II, em sua visita à então província de Pernambuco, visitou o imóvel. Em seu diário, registrou: “De tarde fui ao alto da Fazenda Machado (...) donde se vê a barra do Rio Formoso com o célebre reduto (...) mostrando-me a direção do rio ou gamboa e do canal, que reunem os rios Formoso e Sirinhãem” (trecho da obra Viagem à Pernambuco, página 119).

Venha desfrutar desse cenário. Agende sua visita para conhecer o casarão! Recebemos grupos e escolas. 

Vídeo: Instagram | Engenho Machado em Rio Formoso/Pernambuco 
Texto: Instagram | Engenho Machado em Rio Formoso/Pernambuco