Programa beneficia trabalhadores com auxílio na entressafra
A prefeitura de Rio Formoso fez a abertura oficial da terceira edição do programa Nossa Safra, no último dia 30. A iniciativa do município beneficia, hoje, 300 trabalhadores safristas da localidade com auxílio mensal de R$ 200 durante o período da entressafra da monocultura da cana-de-açúcar, que vai de abril a setembro. O evento reuniu a população atendida, além do prefeito de Rio Formoso, Hely Farias; a primeira-dama, Ilma Faria; e outras autoridades. Este ano, por questões climáticas, o benefício começa a ser pago neste mês de maio.
EVENTO reuniu população atendida, prefeito e outras autoridades no dia 30
Ele disse ainda que o Nossa Safra é viabilizado com recursos da própria prefeitura, uma verba de cerca R$ 400 mil. Além do auxílio, enumera o prefeito, o dinheiro é destinado para transporte, equipamentos e alimentação dos trabalhadores. “Queremos transformar o programa em lei, para que seja dada continuidade na próxima gestão”, completou Farias.
O município de Rio Formoso fica a 90 quilômetros do Recife, na Zona da Mata Sul do Estado, e tem como principal atividade econômica o cultivo da cana. Segundo o secretário de Agricultura do município, José Albino Filho, os trabalhadores beneficiados pelo Nossa Safra são das usinas Cucaú e Trapiche, que contribuem com a iniciativa. Quando foi implantado, em 2009, o Nossa Safra atendia 200 trabalhadores; no ano passado, o número subiu para 250. “Nossa previsão é de que, em 2012, consigamos atender 400 pessoas e aumentar o valor do benefício”, explicou Albino. Segundo o secretário, o programa beneficia cerca de seis mil pessoas, direta e indiretamente, já que “beneficia não só os trabalhadores cadastrados, mas toda movimentação do comércio”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário