Pages

10 de julho de 2024

Lendas do Quilombo Engenho Siqueira em Rio Formoso - PE


Imagem e texto: @engenho_siqueira

É com muito prazer que iremos começar uma pequena série de postagens sobre algumas lendas do quilombo.

As lendas foram tiradas do livro "Toda menina negra é um quilombo inteiro" da escritora Mônica Santos do Quilombo Engenho Siqueira

Hoje vamos falar sobre a comadre fulôzinha.
Diz uma lenda que existia uma menina na mata com cabelo da cor de fogo e com olhos de gato que brilhavam à noite. Uma menina chamada Rafaela viu um animal de patas passar na mata e correu atrás dele. De repente a menina se viu perdida no meio da mata, sem saber para onde ir. Foi aí que escutou assobios como os de gentes e cantar como os de passarinhos. Então de súbito foi puxada pela perna...

Quer saber o final da história??? Semana que vem haverá o lançamento do livro e vamos perguntar escritora como termina essa lenda.
FIQUEM LIGADOS

Gostou do post?? Curte e compartilha

11 de junho de 2024

11 de junho, aniversário de Rio Formoso


Em 11 de junho é o aniversário de Rio Formoso, conhecida como "Cidade dos Manguezais" e terra de homens destemidos, Rio Formoso se fez presente na história do país com participação importante na Resistência à Invasão Holandesa. O município foi palco da histórica Batalha do Reduto (século XVII), Guerra do Mascates (XVIII) e da campanha pela Abolição da Escravatura (XIX). Administrativamente, a cidade é formada pelos distritos sede, Cocaú e  atualmente Conceição.

 Leia mais: https://rioformoso.webnode.com.br/sobre-nos/



 

7 de junho de 2024

ENGENHO TINOCO, PATRIMONIO CULTURAL EM RIO FORMOSO - PE.

 


Por: Youtube / Na Rota dos Antigos Casarões

Texto: wikipedia / Prisciano de Barros Accioli Lins

Prisciano de Barros Accioli Lins, segundo barão de Rio Formoso, (Sirinhaém1830 — Recife1892) foi usineiro brasileiro.

Foi batizado na capela do engenho Palma, em Sirinhaém, na Zona da Mata de Pernambuco, em 14 de outubro de 1830, filho de Joana Francisca Cavalcanti de Albuquerque e do tenente Sebastião Antônio Accioli Lins. Era irmão mais novo do barão de Goicana, tio do barão de Granito e primo-irmão do barão de Gravatá.

Agraciado barão em 18 de janeiro de 1882, todavia, ao tornar-se republicano, recusou o título.

Era senhor do engenho Tinoco, em Sirinhaém.


6 de junho de 2024

Expressão Cultural através da Capoeira


Por: Grupo Cordão de Ouro Rio Formoso e o Mestre Nino
A capoeira é uma expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música, desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos possivelmente no final do século XVI no Quilombo dos Palmares, que resistiu por mais de um século na antiga Capitania de Pernambuco.
 
Em Rio Formoso, essa cultura é representada pelo Grupo Cordão de Ouro Rio Formoso e o Mestre Nino. 
Assista o vídeo 

 

CULTURA E TURISMO DE BASE COMUNITARIA NA ROTA DOS MANGUEZAIS DE RIO FORMOSO - PE

A ROTA DOS MANGUEZAIS DE RIO FORMOSO

Por: INSTITUTO NEGRALINDA 

Um produto turístico produzido por alunos do Instituto Negralinda no projeto Marisqueiras Empreendedoras Colaborativas em parceria com o SEBRAE PE e a Prefeitura de Rio Formoso PE. 

Turismo de Base Comunitária é um modelo de gestão da visitação protagonizado pela comunidade, gerando benefícios coletivos, promovendo a vivência intercultural, a qualidade de vida, a valorização da história e da cultura dessas populações, bem como a utilização sustentável para fins recreativos e educativos, geração de trabalho e renda e desenvolvimento dos territórios onde atuam.  O objetivo e atrair políticas públicas para desenvolver as pessoas e fortalecer o território.


4 de junho de 2024

Arte de pesca em Rio Formoso, Pernambuco.


Por: tapioca.ird.fr 
Artes de pesca são as técnicas usadas pelos pescadores artesanais. Em Rio Formoso, é comum os pescadores produzirem seus próprios equipamentos: na captura de peixes, podemos encontrar materiais como as redes de caceia (ou de espera), camboa e arrasto, tarrafa, linha de mão e trêsmalho.
Na mariscagem, além da coleta manual, usam diferentes tipos de foice e outras ferramentas como balaio, jereré (também conhecido como puçá, uma rede em formato cônico) para a pesca de camarão de água doce e de siris (com a adição da varinha), pás, gancho, espeto, machadinha, enxada, colher e samburá (cesto de cipó ou taquara) para captura de mariscos, sururus, ostras e outros moluscos. Existe ainda a prática de pesca subaquática com arpões artesanais.

3 de junho de 2024

Museu JAHBES em Rio Formoso, Pernambuco.

Museu JAHBES, localizado no @engenho_siqueira , guarda muita cultura.

(Vídeo) https://www.instagram.com/reel/C7wOzGbOFle/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Venha conhecer mais da cultura do povo remanescente da Comunidade Quilombola do Engenho Siqueira em Rio Formoso / Pernambuco, seu significado e histórias e sobre seu fundador, Moacir Correia.

O hábito de guardar nossas lembranças, hábitos e costumes para as próximas gerações é um símbolo de nossa história e nossa resistência.

Vídeo: Instagram | Comunidade Quilombola do Engenho Siqueira em Rio Formoso, Pernambuco.  Texto: Instagram, Blog | Turismo em Rio Formoso, Pernambuco.


2 de junho de 2024

CASARÃO ENGENHO MACHADO EM RIO FORMOSO, PERNAMBUCO.




Sejam bem-vindas e bem-vindos ao Engenho Machado.

Aqui está situado um dos mais imponentes exemplares da arquitetura colonial de Pernambuco. Em fase de restauro desde 2008, o casarão já mostra sua beleza e singularidade, e com mais de 70% do restauro concluído, começa a abrir suas portas para receber a visitações.

D. Pedro II, em sua visita à então província de Pernambuco, visitou o imóvel. Em seu diário, registrou: “De tarde fui ao alto da Fazenda Machado (...) donde se vê a barra do Rio Formoso com o célebre reduto (...) mostrando-me a direção do rio ou gamboa e do canal, que reunem os rios Formoso e Sirinhãem” (trecho da obra Viagem à Pernambuco, página 119).

Venha desfrutar desse cenário. Agende sua visita para conhecer o casarão! Recebemos grupos e escolas. 

Vídeo: Instagram | Engenho Machado em Rio Formoso/Pernambuco 
Texto: Instagram | Engenho Machado em Rio Formoso/Pernambuco

1 de junho de 2024

A RESTAURAÇÃO DO ENGENHO MACHADO – UM EXEMPLO A SER SEGUIDO


Casa Grande do Engenho Machado, Rio Formoso, Pernambuco - Foto - Rostand Medeiros
Autor – Rostand Medeiros

Sempre que viajo pelo Nordeste, uma das coisas que me chama atenção são as seculares edificações existentes nas antigas fazendas da nossa região, tanto no sertão como no litoral. Sejam as casas que serviam de lar para os proprietários, ou as antigas senzalas onde padeciam os escravos, ou os velhos engenhos, este tipo de ambiente me atrai.

Em muitos casos chama atenção a arquitetura, a imponência da estrutura, os materiais utilizados, a relação das edificações com o entorno, a significação ds edificações para a história de um determinado município, etc.   Infelizmente a maioria destes importantes locais para a nossa história se encontram em ruínas ou em processo de destruição pela falta de conservação.
Frente do casarão - Foto - Rostand Medeiros

Não se pode negar que manter um centenário casarão é extremamente oneroso e necessita dedicação. Muitos dos materiais utilizados no passado, como a madeira, custam atualmente muito mais do que valiam no passado e alguns podem ser raros.
Em breve só restará de muitas destas antigas edificações que tenho visitado apenas os alicerces. É raro um caso como o da Fazenda Trigueiro, em Pereiro, Ceará, anteriormente apresentado no nosso “Tok de História” (Ver –  http://tokdehistoria.wordpress.com/2011/07/08/1583/).


Cidade de Rio Formoso, início dp século XX. Foto pertencente ao museu histórico de Rio Formoso-PE
Por esta razão, em uma recente viagem ao litoral sul de Pernambuco, fiquei muito feliz ao visitar um destes imponentes e antigos casarões, que está sendo arduamente reformado pelo seu atual proprietário. Trata-se da casa grande do Engenho Machado, no município de Rio Formoso, a cerca de 90 quilômetros de Recife.
Localizado a cerca de três quilômetros da cidade de Rio Formoso temos a entrada para esta propriedade, em uma porteira as margens da rodovia PE-060. Seguimos então por cerca de dois quilômetros por uma estrada de terra em boas condições, subindo elevações que no passado estiveram cobertas de plantações de cana-de-açúcar e mais remotamente, da quase extinta Mata Atlântica.


Paisagem a partir do Engenho Machado. Ao fundo vemos a foz do Rio Formoso e a badalada Praia dos Carneiros - Foto - Rostand Medeiros
Em certo ponto avistamos o antigo casarão e neste local é a paisagem da Ponta de Guadalupe e da famosa Praia dos Carneiros que enchem os olhos dos visitantes. Estamos a menos de seis quilômetros em linha reta destas belas praias do litoral sul de Pernambuco.
Mas o que impressiona de verdade é a reforma no antigo casarão.

Aspecto da reforma - Foto - Rostand Medeiros

O atual proprietário está tendo muito trabalho para conservar este verdadeiro monumento histórico da antiga sociedade patriarcal agrária do litoral pernambucano. Dá para ver a colocação de inúmeras vigas de concreto como reforço estrutural. Não foi possível entrar no belo imóvel, mas o responsável pelo local, conhecido como “Val”, que recebeu este visitante da melhor maneira, informou que está sendo utilizado na reforma um critério aonde o conceito da preservação vem em primeiro lugar. Até mesmo fotos antigas são utilizadas para um melhor trabalho. Infelizmente a antiga senzala e o engenho se encontram atualmente nos alicerces e a intenção do atual proprietário é que isto não venha acontecer com a imponente casa grande.
É bastante louvável esta atitude. Realizada estritamente através de uma ação privada e, até onde soube, sem nenhum tipo de ajuda governamental.


Antigas telhas coloniais, com as marcas das pontas dos dedos do oleiro que a produziu no passado - Foto - Rostand Medeiros
O atual proprietário, que soube apenas ser um funcionário de carreira do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, está fazendo um grande trabalho de resgate histórico. Dá para perceber que em termos econômicos, era mais rentável colocar o casarão abaixo, construir uma moderna casa e aproveitar a bela vista do litoral que o terreno proporciona.
Em relação aos fatos históricos ligados a este casarão, pouco descobri. O fato mais relevante, comentado por várias pessoas na região de Rio Formoso, foi que neste local ficou hospedado o Imperador Dom Pedro II, sua esposa Dona Tereza Cristina de Bourbon e as princesas Isabel e Leopoldina.

Dom Pedro II, a Imperatriz e as princesas

Infelizmente não consegui uma documentação comprobatório que Sua Majestade Imperial e sua família estiveram neste casarão. Mas na página 4 do “Relatório que a Assembleia Legislativa Provincial de Pernambuco”, lida em 1 de março de 1860, por Luiz Barbalho Moniz Fiuza, então dirigente do executivo pernambucano, afirma que em 22 de novembro de 1859, Dom Pedro II e sua família chegaram a bordo de naves da Marinha ao porto de Recife.
Na capital pernambucana a família imperial ficou hospedada no Palácio do Governo, que havia sido reformado pera receber a ilustre visita. Consta que em homenagem às filhas do Imperador, que brincavam nos jardins, o Palácio tomou o nome de Campo das Princesas.

A família imperial brasileira em 1861

Depois, segundo Moniz Fiuza, o Imperador seguiu a visitar Olinda, Goiana, Igarassu, Cabo, Escada, Sirinhaém, Vitória e Rio Formoso, onde pretensamente se hospedou na casa grande do Engenho Machado. Em todos os locais que visitou em Pernambuco, o Rei foi recebido com imensas demonstrações de carinho. Estas visitas faziam parte de um desejo de Sua Majestade de conhecer as províncias do Império, mesmo as mais distantes.
Existe um pequeno museu histórico na antiga sede da prefeitura de Rio Formoso e lá estão expostos mobiliários que pertenceram aos antigos proprietários do Engenho Machado e teriam sidos utilizados pelo Imperador quando da sua estada na propriedade.

Antigo móvel utilizado pelo Imperador Dom Pedro II quando esteve no Engenho Machado - Foto Rostand Medeiros

Consta que no começo do século XX este engenho pertenceu a destacada empresa societária “Mendes Lima & Cia”, cujo maior acionista foi Manuel Mendes Baptista da Silva, que em 1933 presidia o sindicato dos usineiros de Pernambuco.
Em relação a esta reforma na casa grande do Engenho Machado, ainda bem que existem pessoas preocupadas e interessadas em reverter este tipo de situação e preservar a nossa história.

Todos os direitos reservados
É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

CULTURA LOCAL

No último dia (28), foi realizada, no auditório da Escola Municipal Dr. Paulo Pessoa Guerra, a posse dos membros do Conselho Municipal de Política Cultural do Rio Formoso. Esses conselheiros, indicados pelo poder público e pela sociedade civil, através dos segmentos culturais, terão um mandato de dois anos, terão funções propositivas, opinativas, consultivas e fiscalizadoras, que colabora na formulação de políticas culturais no âmbito municipal e na elaboração e fiscalização do Plano Municipal de Cultura. O Secretário de Turismo e Cultura, Edmar Paulo, fez uma apresentação do SNC - Sistema Nacional de Cultura e explanou sobre a necessidade da implantação do CPF da cultura (CONSELHO/PLANO MUNCIPAL DE CULTURA/FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA), como instrumentos primordiais para a garantia dos direitos culturais dos trabalhadores e fazedores de Cultura. Apresentou também a lei 1.758/2022, que trata sobre o Sistema Municipal de Cultura. Após a posse, foram apresentados os resultados da Escuta Pública com as definições sobre o PAAR do PNAB, e foi apresentada, para votação, a planilha com o detalhamento da distribuição dos recursos conforme a oitiva realizada em maio, considerando também as informações constantes no Cadastro Cultural Municipal e o relatório final da 1a. Conferência Municipal de Cultura. A prefeita do município, Isabel Hacker, também participou do evento, destacando em sua fala, o compromisso com a valorização dos artistas locais e a importância de incluir no plano de ação a capacitação para elaboração e captação de recursos para projetos culturais. Thalyta Rayane Carlos da Silva foi eleita presidente do Conselho e, por sugestão acatada por todos os presentes, o segundo candidato mais votado, José Marcondes de Souza, ficou com o cargo de Secretário Geral do conselho.

 Imagem: Instagram | Prefeitura Municipal do Rio Formoso/PE 
Texto: Instagram | Prefeitura Municipal do Rio Formoso/PE

BLOG VOLTA AO AR COMO AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA CIDADE E REGIÃO.