No último dia (28), foi realizada, no auditório da Escola Municipal Dr. Paulo Pessoa Guerra, a posse dos membros do Conselho Municipal de Política Cultural do Rio Formoso. Esses conselheiros, indicados pelo poder público e pela sociedade civil, através dos segmentos culturais, terão um mandato de dois anos, terão funções propositivas, opinativas, consultivas e fiscalizadoras, que colabora na formulação de políticas culturais no âmbito municipal e na elaboração e fiscalização do Plano Municipal de Cultura.
O Secretário de Turismo e Cultura, Edmar Paulo, fez uma apresentação do SNC - Sistema Nacional de Cultura e explanou sobre a necessidade da implantação do CPF da cultura (CONSELHO/PLANO MUNCIPAL DE CULTURA/FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA), como instrumentos primordiais para a garantia dos direitos culturais dos trabalhadores e fazedores de Cultura. Apresentou também a lei 1.758/2022, que trata sobre o Sistema Municipal de Cultura. Após a posse, foram apresentados os resultados da Escuta Pública com as definições sobre o PAAR do PNAB, e foi apresentada, para votação, a planilha com o detalhamento da distribuição dos recursos conforme a oitiva realizada em maio, considerando também as informações constantes no Cadastro Cultural Municipal e o relatório final da 1a. Conferência Municipal de Cultura.
A prefeita do município, Isabel Hacker, também participou do evento, destacando em sua fala, o compromisso com a valorização dos artistas locais e a importância de incluir no plano de ação a capacitação para elaboração e captação de recursos para projetos culturais.
Thalyta Rayane Carlos da Silva foi eleita presidente do Conselho e, por sugestão acatada por todos os presentes, o segundo candidato mais votado, José Marcondes de Souza, ficou com o cargo de Secretário Geral do conselho.
Imagem: Instagram | Prefeitura Municipal do Rio Formoso/PE
Texto: Instagram | Prefeitura Municipal do Rio Formoso/PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário