Pages

23 de julho de 2011

Italianos prospectam negócios

Rio Formoso - denominado Nossa Juventude
MANUELA REIS
REPRESENTANTES da missão se reuniram com Campos
REPRESENTANTES da missão se reuniram com Campos
Um grupo de 32 empresários e representantes do governo da Lombardia assinaram ontem acordo de cooperação entre Per­nambuco e o estado italiano. Com propósito prospectivo e bilateral, o objetivo é viabilizar, sobretudo, a atuação no Estado de pequenas e médias empresas em setores como petróleo e gás, metalmecânico, energia e indústria naval. Além disso, a troca de experiências de formações técnicas profissionais também faz parte da missão, cujos representantes estiveram reunidos ontem com o governador Eduardo Campo. Nos últimos dois dias, 17 empresas italianas e 21 pernambucanas participaram de rodadas de negócios, com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

“As empresas daqui são de interesse do nosso cluster (arranjo produtivo), como as de óleo e gás, naval, energia renovável, tecnologia. A ideia é que pequenas e médias empresas desenvolvam atividades econômicas em Pernambuco”, disse o vice-governador da região da Lombardia, Andrea Gibelli. Casagrande Ingranaggi, Galbiati Group e a Pigozzi Impiantistica são algumas das empresas interessadas em vir para o Estado. “Trata-se de uma sinergia institucional e empresarial. Pernambuco é destino de grandes investimentos”, comentou o secretário do Governo, Maurício Rands.

“A vinda desses investimentos é importante, pois Pernambuco representa hoje 74% da indústria naval de todo o País”, disse o coordenador executivo da Fiepe, Antonio Sotero. Ele lembrou que, segundo dados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cerca de R$ 1,6 trilhão serão investidos nos próximos três anos em infraestrutura, indústria e edificações. Hoje, a comitiva visita o Complexo de Suape, onde assistirá apresentações de projetos, como o de empreendedorismo com jovens carentes do município de Rio Formoso - denominado Nossa Juventude -, que conta com diversos parceiros, entre eles, a Usina Cucaú.

Projeto vai capacitar 400 jovens em Rio Formoso

Iniciativa foca áreas de tecnologia e eletroeletrônica
MIRTHYANI BEZERRA
COMITIVA italiana conheceu detalhes da proposta
COMITIVA italiana conheceu detalhes da proposta
Uma comitiva composta por empresários italianos e representantes do governo da Lombardia, região setentrional da Itália, visitou, na manhã de ontem, as instalações do Complexo Industrial Portuário de Suape, com o objetivo de firmar parcerias e conhecer as possibilidades de investimento no Estado. Durante a estada, o grupo conheceu os detalhes da proposta de um projeto social elaborado a várias mãos, mas que terá como gerenciador a também italiana Fundação Cesvi. É o Usina da Tecnologia, que tem como idealizadores, parceiros e executores a Prefeitura de Rio Formoso, o Governo do Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE), Petrobras, Usina Cucaú, entre outros. O projeto prevê a capacitação de 400 jovens, entre 18 e 29 anos, na área de tecnologia e eletroeletrônica.

O Usina de Tecnologia vai trabalhar em três linhas: capacitação profissional, fomento ao empreendedorismo e fortalecimento da cidadania, em um prazo de 24 meses. “Ele vai funcionar dentro de um projeto maior que é o Nossa Juventude, que também está dentro do programa Casa da Juventude, da Secretaria Estadual de Criança e Juventude”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Juventude de Rio Formoso, Patrícia Marinho.

Segundo ela, toda a estrutura já foi montada para receber os jovens e deverá ser inaugurada nos dias 19 e 20 de agosto, quando será realizada a 1ª Conferência Municipal da Juventude. “A Usina Cucaú nos cedeu e reformou o espaço. O Governo do Estado equipou, mas, para a implementação do Usina da Tecnologia, é preciso dos recursos que estamos pleiteando aqui hoje (ontem)”, afirmou. A supervisora de Recursos Humanos, Mariana Costa, esteve presente no evento, representando a usina.

Quem apresentou o projeto à comitiva de italianos e, em especial, ao secretário de Indústria da Lombardia, Francesco Baroni, foi a coordenadora da Fundação Cesvi em Pernambuco, Anna Turco. “Quando o governador Eduardo Campos visitou a Itália, destacou a importância de capacitar a mão de obra para suprir a demanda que está surgindo com a expansão econômica. Ele indicou várias secretarias. Fomos buscando projetos sociais para apoiar e encontramos o de Rio Formoso”, afirmou.

O prefeito de Rio Formoso, Hely Farias, afirmou que o município já possui ações voltadas para a capacitação profissional, principalmente na área de eletroeletrônica. “Queremos tornar Rio Formoso em um polo de eletroeletrônica”, disse.