Pages

19 de junho de 2010

Enchente Barreiros

Barreiros

Rios transbordam e deixam milhares de pessoas desabrigadas em Palmares

BARREIROS
Em Barreiros, também na Zona da Mata Sul, a situação se repetiu. Muitas casas, localizadas em comunidades ribeirinhas, já foram destruídas pela água. Como a água leva apenas seis horas para deixar Palmares e atingir Barreios, os moradores acreditam que por volta da meia-noite a cidade vai atingir o maior índice pluviométrico e muita gente tem intenções de não dormir durante a madrugada. Este é o pensamento da comerciante Maria da Penha Gomes.

Proprietária de uma farmácia no centro do município, ela transferiu toda a mercadoria do estabelecimento para o piso superior da casa onde mora. "Fiz isso com os meus produtos e com os de vários comerciantes das redondezas. Minha varanda e diversos cômodos da minha casa estão tomados de mercadorias. Vamos ficar no primeiro andar da minha casa, esperando para ver até que ponto a água vai subir", fala com a experiência de quem já viveu situações semelhantes.

Há dez anos, quando foi registrada a última grande cheia do município, a água chegou a atingir cerca de dois metros de altura. Muitos comerciantes e moradores perderam tudo e até hoje ainda contabilizam os prejuízos. Agora, a situação no município é instável, os momentos de chuva se intercalam com algumas horas de estiagem. Mas a chuva, que começou na última sexta-feira, está longe de cessar.  Por conta disso, a maioria dos moradores tem receio de sair de casa. A consequência imediata é o enfraquecimento das vendas, que já dura uma semana e o cancelamento da feira livre, que seria realizada amanhã.
Previsão - De acordo com o boletim emitido pelo Laboratório de meteorologia de Pernambuco (Lamepe), a previsão na Zona da Mata é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas  de chuva, principalmente, durante à noite. Os ventos devem oscilar entre moderado a forte e a tempertura mínima na região fica em torno dos 24°. ( FOTOS)


FONTE: DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Pernambuco tem 13 cidades em situação de emergência por causa das chuvas

Pelo menos 13 municípios pernambucanos decretaram situação de emergência por causa dos estragos causados pela chuva que atingiu o estado nesta semana. Entre as cidades em emergência estão Amaraji, Catende, Cortês, Escada, Jaqueira, Maraial, Palmares, Ribeirão, Sirinhaém e Vitória na região da Mata Sul. No Agreste decretaram emergência Barra de Guabiraba, Bom Conselho e Correntes. Outros 29 municípios estão em estado de alerta. Nove pessoas morreram em decorrência da chuva em Pernambuco, sendo oito em Recife. (FOTOS)
 CIDADE DE BARAR DE GUABIRABA  AGRESTE DO ESTADO
 CIDADE DE CORTÊS ZONA DA MATA DO ESTADO
A situação de Emergência é decretada quando os prejuízos econômicos e sociais constatados em uma cidade ultrapassam o equivalente a 10% do seu Produto Interno Bruto (PIB).

Além de decretar situação de emergência nestes municípios, estamos enviando 3 mil cestas básicas para as cidades de Ribeirão, Cortês e Barra de Guabiraba, que foram as mais atingidas - disse o governador Eduardo Campos, que no início da tarde sobrevoou a Mata Sul para conferir os estragos causados pelas chuvas.

De acordo com o último levantamento feito pela Codecipe, existem 6.889 desabrigados e 5.853 desalojados.

Na Mata Sul, o prefeito de Palmares, José Bartolomeu de Almeida, decretou estado de calamidade. A chuva causou o transbordamento dos rios Una e Pirangi deixando pelo menos seis mil pessoas desabrigadas e mais cinco mil desalojadas.

Os desabrigados estão sendo levados para seis escolas que ficam na parte mais alta da cidade. As duas pontes que ligam Palmares a outros municípios desabaram e a cidade está ilhada. Por conta dos problemas, a programação do São João da cidade foi suspensa.

Uma força-tarefa formada por 100 bombeiros se dirigiu ao município de Palmares para montar um posto de comando e ajudar no resgate das vítimas que ainda estão ilhadas.

As águas provenientes de Palmares estão provocando o alagamento da cidade de Barreiros, que está inteiramente inundada. As pessoas estão se refugiando nos morros da cidade. A Igreja de São Miguel, que fica em um local elevado, está lotada de desabrigados. Não há bombeiros na cidade.
FONTE:  pe360graus
  
Na PE-60, entre Sirinhahém e Tamandaré, há registro de deslizamento de terra e, em Ipojuca, o nível do rio subiu e os carros não conseguem passar. Na PE-232, entre Vitória e Rio Tapacurá, os agentes da DER precisam lidar com o excesso de água na rodovia. O trecho da PE-38 que dá acesso a Porto de Galinhas está submerso. 

Na PE-096, entre Palmares e Barreiros uma equipe foi enviada ao local para verificar seis notificações de deslizamento. Outra equipe foi enviada à PE-177, próximo ao município de Quipapá, para averiguar casos de deslizamento e alagamento.(VEJA VIDIO): http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1285594-7823-CHUVA+PROVOCA+MORTE+DE+NOVE+PESSOAS+EM+PERNAMBUCO,00.html
FONTE: pe360graus.
 

18 de junho de 2010

Câmara Municipal de Rio Formoso Aprova Implantação da PROELETRONIC.

No ultimo dia 18 de maio deste ano o povo de Rio Formoso se mobilizou para uma das maiores sessão que a Camara Municipal já Teve.
O Povo parou para presionar os Vereadores para aprovaão do projeto de Lei que da autorização para estalação da 1ºFabrica que irá se estalar no Municipio de Rio Formoso apartir deste ano. Veja Fotos.

Turismo Industrial chegando com tudo na Área.


Governador Eduardo Campos confirma Rio Formoso nas ações de SUAPE, com isso o municipio ganha uma grande empresa que começa a se estalar este ano. A PROELETRONIC, atraves do empenho do Prefeito Hely Farias que desde o inicio da sua gestão tem buscado de varias maneiras o desenvolvimento para o municipio, ela vem se estalar em terras que possam implantar uma unidade Industrial e Centro de Destribuição Norte Nordeste em nosso municipio, com previsão de Fabricação anual de mais de 1 milhão de antenas de Internet, TV Digital e Telefonia.
Com isto a Industria vai gerar mais de 200 empregos diretos.
fonte: Folha de Pernambuco

SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM RIO FORMOSO.

“Tempo é aquilo que o homem está tentando
matar, mas que no fim acaba matando-o”.
(Herbert Spencer)
Aconteceu na ultima Semana dia 02 de junho deste ano o inicio da Programação da Semana do Meio Ambiente, promovido pelo Governo Municipal através da Secretaria de meio Ambiente e Políticas Ambientais em parceria com a Usina Cucau S/A.
O evento teve Abertura Oficial na Escola de Referencia Wilson de Andrade Barreto com a turma d3e turismo que trabalham para o bem estar da sociedade através do turismo. Esteve presente o Prefeito da Cidade Drº Hely farias a Gerente Ambiental da Usina Cucau Sonia Roda e o Secretario de meio Ambiente Aubino Henrique.
A programação segue durante todo o ano, pois cuidar do meio em que vivemos é dever meu e seu.     

REDUTO CULTURAL

Rio Formoso recebeu o Reduto Cultural no ultimo dia 05,06 e 07 de feverreiro
Almir Rouche, Super Oara e a Banda de Fernando Borges se alternam no palco do evento; população també, teve acesso a serviços de cidadania

História, Cultura, Esporte e Saúde estarão reunidos em uma única ação que vai movimentar a cidade de Rio Formoso, Zona da Mata do Estado. Nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, o Reduto Cultural levou o show, orquestras de frevo e maracatus para a cidade.

O cantor Almir Rouche, Super Oara e a Banda de Fernando Borges se alternam no palco do evento. Enquanto isso, a população também terá acesso a serviços de cidadania, como emissão de RG e Registro de Nascimento, exame de Prevenção ao Câncer de Mama, casamento comunitário e orientações sobre Aids e Gravidez Precoce.

Destaque para a encenação da Batalha do Reduto, foi no sábado às 9h. A ação é organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Social do Brasil (IDASB).


FORRÓ NA COPA COM NOSSA GENTE.


JUSTIFICATIVA:
Por conta das fortes chuvas que tem assolado o nosso municipio, o Prefeito Dr. Hely Farias cancelou a abertura dos festejus juninos do municipio.
Por esta ocasião a Abertura ficou para Hoje di a19/06 as 19:hs no Ginasio Municipal
(PROGRAMAÇÃO) 
O Governo Municipal de Rio Formoso Através da Secretaria de Turismo e Cultura convida da população Rio-formosense e região para festejar com nossa gente no melhor São João de todos os tempos. Nos dias 18 a 29 de junho no Ginásio de Esporte de Rio Formoso. E aproveitando para torcer pela Nossa Seleção com muito arrasta pé e delicias de Milho.(PROGRAMAÇÃO):







14 de junho de 2010

160 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE RIO FORMOSO

Praia de Rio Formoso, no litoral sul, guarda belezas históricas e mitos

Diz a lenda que todos os dias, à meia-noite, a pedra do Rei Midas se abre; também há lendas em torno de Pedra de Inês, dona de uma casa que teria sido derrubada pelo rio.

O município de Rio Formoso, no litoral sul de Pernambuco, guarda muitas belezas. A Igreja Matriz de São José foi construída no século XVII, assim como o prédio que hoje abriga o museu da cidade.  Mas a cidade também é cheia de lendas que ainda são contadas pelos moradores.

Uma delas acontece na Estrada do Siqueira. De acordo com a crença popular, há uma pedra, do Rei Midas, que seria capaz de engolir as pessoas. O rosto esculpido na rocha seria do próprio Rei Midas. Diz a lenda que todos os dias, à meia-noite, a pedra se abre.

“Uns dizem que tem baú de tesouro, outros dizem que tem mulheres despidas aí dentro. Por curiosidade eles entram e quando entram a pedra se fecha e eles ficam lá, perdidos eternamente”, conta o estudante Dhiego Henrique da Silva. Com medo, muita gente deixa de passar no local depois que escurece. “Depois das seis horas, ninguém passa por aqui por conta do medo”, diz Dhiego.

Seguindo pela estrada do Siqueira, são cinco quilômetros até o rio formoso, local que tem mais uma história. Um mistério cerca a Pedra de Inês, nome da dona de uma casa que teria sido derrubada pelo rio.

“Esta pedra ficava no quintal da casa de dona Inês. Em cima dela, ela costumava fazer rendas e bordados, mas com o avanço do mar ela foi obrigada a sair do local por conta que não dava mais pra ela ficar em sua residência. E ao sair daqui ela disse que no dia em que esta pedra fosse coberta pela água, Rio Formoso se acabaria em águas”, conta a estudante Fernanda Maria Lacerda da Silva. Desde a profecia de dona Inês, já aconteceram grandes enchentes em rio formoso, mas em nenhuma delas a pedra foi coberta pela água.

ENCANTOS

Além de mistérios, Rio Formoso também tem outros encantos. Muitos pensam que a cidade se chama Rio Formoso por causa do rio que tem o mesmo nome, mas a história é outra. “Na verdade, o rio se chamava Iobuguassu, que na lingua tupi se chamava ‘grande rio verde’. Mas o nome da cidade realmente foi por conta do engenho se chamar Rio Formoso”, explica a estudante Clécia Rafaela de Santana.

O rio tem algumas praias, a mais famosa é a do reduto, que é conhecida assim por causa de uma batalha que aconteceu entre holandeses e portugueses em 1633. As raízes das árvores formam uma espécie de escada - a subida cansa, mas vale a pena pela vista. Dá pra ver a Praia dos Carneiros e a Praia de Guadalupe. O forte lembra que a batalha aconteceu no local: foram 600 holandeses contra 20 portugueses. Além disso, o rio é considerado parque ecológico.
 

Veja também ( Vidio )http://pe360graus.globo.com/videos/diversao/televisao/2009/11/28/VID,13809,2,36,VIDEOS,879-PRIMEIRO-BLOCO-BELEZAS-MISTERIOS-RIO-FORMOSO.aspx



FORUM SUAPE GLOBAL 2010

A SCRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONIOMICO E JUVENTUDE, promoveram juntamente com o Governo do Estado e Suape Global o primeiro fórum Global de desenvolvimento em Rio Formoso.
O evento aconteceu no dia 24/03 deste ano as 09:30hs  no prédio da Intendência, com a presença marcante de grandes autoridades do Estado e Municipais.
O fórum trouxe apresentações do mapeamento das oportunidades de negócios de SUAPE para a cidade de Rio Formoso.

CULINÁRIA - COZINHA

Em uma casa simples, no centro de rio formoso, vive dona Maria do Siri, famosa pelas receitas e pela delicadeza - conhecida por aqui como “seu Lunga de saias”. Ela se orgulha em contar que muita gente procura suas receitas. “Vem gente do mundo inteiro, São Paulo, Rio de Janeiro, Alemanha, Brasília, Sertão, Recife, Ipojuca, Sirinhaém”, conta a cozinheira.

O prato mais pedido é o Fungi de Mandioca: basta bater no liquidificador massa de mandioca, água e sal. Depois é só levar ao fogo. “Deixa por 20 minutos, mexendo sem parar”, ensina dona Maria. Ela serve o Fungi com peixe ou ostras.

Dona Maria do Siri diz que aprendeu a cozinhar com a avó, quando ainda era criança. “A minha avó fazia só. A gente sentava tudo sentado no canto, mas a gente observava tudo o que ela estava fazendo”, lembra.

GEOGRAFIA

Rio Formoso pela sua localização no litoral sul do estado de Pernambuco, tem clima tropical úmido com chuvas de inverno antecipadas no outono.
População: 21.024 habitantes
Homens: 10.561
Mulheres: 10.463
Área Total: 341,0 km²
Dens. Demográfica: 61,65 hab/km²
Altitude: 5 m
DDD: 81
CEP: 55570-000 
Solo: Argiloso
Relevo: Ondulado e forte ondulado
Vegetação: Floresta subperenifólia
 Ocorrência mineral: Constituição argilosa e arenosa
 Precipitação pluviométrica média anual: 2.788,4 milímetros
 Meses chuvosos: Maio – Junho
Dia de feira: Sábado

HISTÓRIA DA CIDADE

Conhecida como terra de homens destemidos, Rio Formoso se fez presente na história do país com participação importante na Resistência à Invasão Holandesa. O município foi palco da histórica Batalha do Reduto (século XVII), Guerra do Mascates (XVIII) e da campanha pela Abolição da Escravatura (XIX). Administrativamente, a cidade é formada pelos distritos sede e Cocaú.
Significado do Nome
         A origem do nome do município vem do curso dágua que emoldura a região. Os índios tupis se referiam ao importante rio como lobugussu, ou seja, grande rio verde. Por isso o município começou a ser chamado de Rio Formoso.
http://www.ferias.tur.br/informacoes/5413/rio-formoso-pe.htm/


Rio Formoso, município da Zona da Mata Sul de Pernambuco a 92 Km da Capital Recife, tendo hoje como limites os municípios de Tamandaré, gameleira e Sirinhaém. O município é banhado pelos rios Arinquindá, Sirinhaém, Minguito, Serra d’água, União de Goicana e pelo próprio rio Formoso, o antigo IOBUGUAÇU. Sig. “Grande rio verde”.
Rio Formoso é um município de grande valor histórico cultural e natural. Foi palco de grande luta e glória contra os invasores na época da colonização.
A sede do município fica localizada a 39m. Acima do nível do mar, e apresenta paisagens deslumbrantes moduladas pelo complexo estuário do rio formoso. Além de possuir grande valor na história e cultura, Rio Formoso possui uma gastronomia típica imperdível com grandes variedades de temperos e sabores.
O município se destaca pelos seus patrimônios históricos, contando com casarios e prédios do século passado, e sedes deengenhos tradicionais da monocultura da cana de açúcar.

(Rio Formoso – Recostes da História Municipal.)