Pages

19 de junho de 2010

Pernambuco tem 13 cidades em situação de emergência por causa das chuvas

Pelo menos 13 municípios pernambucanos decretaram situação de emergência por causa dos estragos causados pela chuva que atingiu o estado nesta semana. Entre as cidades em emergência estão Amaraji, Catende, Cortês, Escada, Jaqueira, Maraial, Palmares, Ribeirão, Sirinhaém e Vitória na região da Mata Sul. No Agreste decretaram emergência Barra de Guabiraba, Bom Conselho e Correntes. Outros 29 municípios estão em estado de alerta. Nove pessoas morreram em decorrência da chuva em Pernambuco, sendo oito em Recife. (FOTOS)
 CIDADE DE BARAR DE GUABIRABA  AGRESTE DO ESTADO
 CIDADE DE CORTÊS ZONA DA MATA DO ESTADO
A situação de Emergência é decretada quando os prejuízos econômicos e sociais constatados em uma cidade ultrapassam o equivalente a 10% do seu Produto Interno Bruto (PIB).

Além de decretar situação de emergência nestes municípios, estamos enviando 3 mil cestas básicas para as cidades de Ribeirão, Cortês e Barra de Guabiraba, que foram as mais atingidas - disse o governador Eduardo Campos, que no início da tarde sobrevoou a Mata Sul para conferir os estragos causados pelas chuvas.

De acordo com o último levantamento feito pela Codecipe, existem 6.889 desabrigados e 5.853 desalojados.

Na Mata Sul, o prefeito de Palmares, José Bartolomeu de Almeida, decretou estado de calamidade. A chuva causou o transbordamento dos rios Una e Pirangi deixando pelo menos seis mil pessoas desabrigadas e mais cinco mil desalojadas.

Os desabrigados estão sendo levados para seis escolas que ficam na parte mais alta da cidade. As duas pontes que ligam Palmares a outros municípios desabaram e a cidade está ilhada. Por conta dos problemas, a programação do São João da cidade foi suspensa.

Uma força-tarefa formada por 100 bombeiros se dirigiu ao município de Palmares para montar um posto de comando e ajudar no resgate das vítimas que ainda estão ilhadas.

As águas provenientes de Palmares estão provocando o alagamento da cidade de Barreiros, que está inteiramente inundada. As pessoas estão se refugiando nos morros da cidade. A Igreja de São Miguel, que fica em um local elevado, está lotada de desabrigados. Não há bombeiros na cidade.
FONTE:  pe360graus
  
Na PE-60, entre Sirinhahém e Tamandaré, há registro de deslizamento de terra e, em Ipojuca, o nível do rio subiu e os carros não conseguem passar. Na PE-232, entre Vitória e Rio Tapacurá, os agentes da DER precisam lidar com o excesso de água na rodovia. O trecho da PE-38 que dá acesso a Porto de Galinhas está submerso. 

Na PE-096, entre Palmares e Barreiros uma equipe foi enviada ao local para verificar seis notificações de deslizamento. Outra equipe foi enviada à PE-177, próximo ao município de Quipapá, para averiguar casos de deslizamento e alagamento.(VEJA VIDIO): http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1285594-7823-CHUVA+PROVOCA+MORTE+DE+NOVE+PESSOAS+EM+PERNAMBUCO,00.html
FONTE: pe360graus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário