Pages

22 de julho de 2010

Novas ambulâncias reforçam equipes na Mata Sul



Nesta terça-feira (20/07), quatro ambulâncias do Samu passaram a integrar o conjunto de operações emergenciais do Governo do Estado de apoio as vítimas das enchentes na Mata Sul. A solenidade de entrega dos veículos foi realizada na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi. Na ocasião, o secretário de Saúde, Frederico Amancio, também recebeu os 18 médicos voluntários, vindos dos Estados da Paraíba e Rondônia, que vão compor as equipes de atendimento móvel.

A ação é uma parceria entre a SES e o Ministério da Saúde. Inicialmente, as unidades móveis atenderão as cidades de Palmares, Água Preta e Barreiros. São três ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado (UTI) para atender os casos mais graves. As equipes estão qualificadas para realizar procedimentos de atendimento, estabilização da saúde e transferência de pacientes. Segundo o secretário de Saúde, “após a reconstrução da rede de saúde na região, as unidades de atendimento móvel permanecerão sob a gestão dos municípios. Vamos trabalhar para que outras cidades também sejam contemplados por essa implementação, que é parte do programa de ampliação do Samu”.

Ainda durante a solenidade, foram discutidas a situação da região após as chuvas e a atuação desses profissionais. A estratégia adotada será a realização de buscas ativas, visitando rotineiramente os abrigos da região, para atender doentes que não contam mais com os serviços de posto de saúde (PSF), destruídos pelas águas. Comuns nessa época do ano, estima-se que as doenças respiratórias atinjam grande parte desses pacientes.
Os médicos voluntários prestarão socorro por até dez dias, quando serão substituídos por outra equipe também vinda de outros estados. “Nós só temos a agradecer a esses profissionais que tiveram o desprendimento de deixar suas casas por alguns dias para socorrer outras famílias num momento tão crítico”, disse José Eduardo, Consultor da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do MS. Palmares e Barreiros já contam com dois hospitais de campanha, onde Exército e Aeronáutica, respectivamente, auxiliam na assistência à saúde da população local. Os hospitais particulares Menino Jesus e Santa Rosa, em Palmares, também receberão pacientes graves trazidos pelo Samu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário