Pages

29 de novembro de 2011

História Amupe lança nesta terça o Anuário dos Municípios Pernambucanos 2011

Obra reúne inúmeros dados e informações sobre todos os 184 municípios do Estado

http://jconline.ne10.uol.com.br

Ciro Carlos Rocha

Um importante banco de dados sobre todos os 184 municípios do Estado integra o Anuário dos Municípios Pernambucanos 2011, publicação que a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) lança nesta terça-feira (29).
Com 605 páginas, a edição reúne dados de diversas áreas – história, geografia, educação, saúde, população, cultura, finanças, política, economia, legislação e comunicação – de cada uma das cidades, além de inúmeras curiosidades, informações sobre a história da municipalização – origem e evolução dos municípios no País –, as passagens pelas Constituições, o panorama do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, por região, dados sobre o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), indicadores econômicos e sociais.
Há também a relação de todos os prefeitos e de todos os vereadores, com as respectivas votações nas últimas eleições (2008), e o deputado federal e estadual mais votado em cada um dos municípios.
Tudo isso sem falar de fatos pitorescos e de relevância cultural e histórica das cidades, uma coluna de “personalidade em destaque” – que divulga filhos ilustres que se tornaram conhecidos além das fronteiras e os símbolos (brasão, bandeira e hino) de cada município.
Trata-se, na verdade, de um grande mapa sobre a municipalidade em Pernambuco, não esquecendo também de elencar um histórico sobre os governadores pernambucanos do período republicano – do “provisório” José Cerqueira de Aguiar Lima, em 1889, ao atual, Eduardo Campos – e a galeria dos nossos atuais parlamentares – senadores, deputados federais e estaduais –, com dados sobre partido, votação e contatos do gabinete.
A publicação, apresentada pelo presidente da Amupe e prefeito de Lajedo (Agreste), Antônio João Dourado, com a palavra também do governador Eduardo Campos (PSB), levou 18 meses para ser produzida, conforme assinala o coordenador do trabalho, advogado Saulo de Tarso Duarte.
“O Anuário representa uma obra de caráter registral por se tratar de um verdadeiro inventário sobre os municípios pernambucanos, já que contempla a totalidade destes. Temos aqui um registro de informações valiosas e que doravante, com a periodicidade anual, se tornará peça dos anais dos municípios pernambucanos sem sombra de dúvidas”, diz Saulo de Tarso Duarte, que trabalhou com uma equipe de pesquisa e organização de temas integrada por Edezel Brito Nogueira, Edelson Galdino da Silva e Maria da Penha Gama Diniz.
Para sua publicação, a Amupe teve o apoio do governo do Estado. Editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o Anuário dos Municípios Pernambucanos 2011 tem uma tiragem inicial de 2.000 exemplares e terá distribuição gratuita dirigida às prefeituras, câmaras municipais e Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e a órgãos federais e estaduais em Pernambuco e em Brasília.
O lançamento, para convidados, acontece no restaurante Spettus do Derby, a partir das 12h30 da próxima terça. O governador Eduardo Campos deverá participar.
CURIOSIDADES
Não importa em que área o município se destaque, sua fama está registrada no Anuário da Amupe. Os títulos, concedidos oficialmente por lei estadual ou honorários, ganham lugar de destaque na página de abertura de cada cidade. Há desde os tradicionais, como o de “capital do vaqueiro nordestino”, concedido a Serrita (Sertão), até títulos mais divertidos – como “o caçula da Região Metropolitana do Recife”, outorgado a Araçoiaba, emancipada em 1995 e hoje com 18.144 habitantes.
No quesito personalidades locais, há espaço para políticos, artistas, padres, modelos e até cangaceiros. O leitor fica sabendo, por exemplo, que o “avô pernambucano” do cantor e compositor carioca Chico Buarque, cantado na música “Paratodos”, é natural de Rio Formoso, na Mata Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário