Pages

28 de outubro de 2012

Território Estratégico de Suape


Plano Território Estratégico de Suape – Diretrizes para uma Ocupação Sustentável é um estudo propositivo que tem como objetivo principal construir de forma participativa e integrada um referencial de ação, que oriente as iniciativas dos diferentes atores na construção do Território do entorno do Complexo Portuário de Suape, de forma a alcançar o seu desenvolvimento sustentável. Nesse sentido consolida a região como um Pólo dinâmico do Estado diante dos investimentos recentes, no sentido de atender as demandas de expansão e de ordenamento do território de área de influência, compatibilizando ações e minimizando os impactos.

O trabalho, coordenado pela Agencia CONDEPE/FIDEM, e realizado com a participação efetiva dos municípios incluídos na área do Plano bem como de vários parceiros institucionais, na forma mais sistemática e ampliada , iniciou-se em janeiro de 2006. O estudo abrange três eixos temáticos, identificando e avaliando os impactos físico-ambientais no território, entre eles: Organização do Território, que inclui o Patrimônio Natural e Construído, Mobilidade e Saneamento Ambiental, compreendendo abastecimento d’água, esgotamento sanitário, drenagem e lixo.
O Complexo Industrial Portuário de Suape está situado na Nucleação Sul da Região Metropolitana do Recife, distante cerca de 40 quilômetros de Recife, localizado entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, com acesso a partir da BR-101 e da PE-60.
O Território Estratégico de Suape compreende oito municípios: Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca (Zona de influência direta); Jaboatão dos Guararapes, Escada e Moreno (Zona de influência indireta); Ribeirão, Sirinhaém e Rio Formoso (Território Expandido).
Clique para ampliar

Perfil dos Municípios

BDE – Base de Dados do Estado
A Base de Dados do Estado – BDE está disponibilizando o Perfil Municipal que apresenta os indicadores demográficos, socioeconômicos e de infraestrutura, visando atender à demanda dos gestores públicos e privados, profissionais liberais, estudantes e o público em geral. Permite, de forma sintética, comparar os dados municipais com os da Região de Desenvolvimento onde o município está inserido e também com o Estado.
Clique para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário