Pages

15 de julho de 2010

Governo libera terrenos para construção de casas na Mata Sul

O governador Eduardo Campos assinou hoje (07/07) o decreto de desapropriação de mais sete terrenos que serão usados para a construção de casas para as famílias que ficaram desabrigadas desde as enchentes do mês passado. Os 400 hectares liberados serão os novos endereços de centenas de famílias nas cidades de Barreiros, Catende, Cortês, Jaqueira e Maraial, todas na Mata Sul. Em entrevista à uma emissora de rádio hoje pela manhã, o governador explicou que garantir espaços seguros para as novas casas é a prioridade da Operação Reconstrução neste momento. “Localizamos terrenos fora das áreas de risco, longe de encostas e de áreas ribeirinhas, por exemplo. Não vamos permitir que novas tragédias voltem a acontecer”, assegurou.
Com a publicação das desapropriações no Diário Oficial do Estado de amanhã, sobe para 11 o número de terrenos declarados de “utilidade pública” e de “interesse social” pelo Governo de Pernambuco. Antes, o Estado já havia liberado outras áreas localizadas nos municípios de Palmares, Água Preta, Barra de Guabiraba e outro em Barreiros. Juntos, esses espaços somam uma área superior a 800 hectares ou 800 campos de futebol. Números das defesas civis municipais informados ao Governo do Estado estimam que 14.136 casas foram destruídas ou ficaram danificadas após as chuvas.
Quanto à construção das casas, o governador informou que o método utilizado irá variar de acordo com as necessidades de cada município. “Nas cidades que caíram poucas casas ou poucas estão condenadas, o modelo será o tradicional, aquele que a gente conhece de conjunto habitacional. Agora, nos municípios que caíram muitas moradias precisamos de mais agilidade e, por isso, nosso pessoal da engenharia está avaliando todos os métodos construtivos para escolher o que seja mais rápido, com melhor preço e que utilize o maior número de mão-de-obra local”, explicou o governador.
LISTA DE TERRENOS DESAPROPRIADOS:
I – Terreno denominado Fazenda Santa Clara, situado no Município de Barreiros, neste Estado, medindo 129,5 ha;
II – Terreno situado no Município de Catende, neste Estado, medindo 28,7 ha;
III – Terreno situado no Município de Catende, neste Estado, medindo 10,8 ha;
IV – Terreno denominado Fazenda Pedrezinho, situado no Município de Cortês, neste Estado, medindo 44,4 ha;
V – Terreno situado no Município de Jaqueira, neste Estado, medindo 14ha;
VI – Terreno situado no Município de Maraial, neste Estado, medindo 4,4ha;
VII – Terreno situado no Município de Maraial, neste Estado, medindo 7,4ha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário