Pages

30 de junho de 2010

Hospital de Campanha é montado em Barreiros


A população da na Zona da Mata Sul está recebendo assistência médica no hospital de campanha da Aeronáutica, montado em Barreiros. A estrutura foi fixada atrás do ginásio esportivo da Escola Agrotécnica Federal de Barreiros, na Fazenda Sape, S/N, Zona Rural do município. A unidade está aberta, diariamente, das 8h às 17h. Após esse horário, há apenas um plantonista no local.

Por dia, as instalações recebem uma média de 400 pacientes, para atendimento de baixa e média complexidade. Até o momento, as maiores ocorrências são para tratar de febres, diarreias e pequenos cortes, de acordo com o coronel Jorge Viana Aníbal, coordenador do hospital.

O espaço conta com laboratório, para exames como hemograma e glicemia, e máquina de raio-X. A equipe é formada por 17 médicos, uma enfermeira e 20 graduados técnicos, entre auxiliares de enfermagem, de hidráulica e elétrica. As secretarias de Saúde do Estado e do município apóiam a iniciativa e estão realizando a reposição dos medicamentos necessários para oferecer à população.

Relocação de médicos - Os 65 médicos lotados no Hospital Regional Sílvio Magalhães, em Palmares, que ficou submerso durante a enchente, foram relocados para os hospitais particulares conveniados ao SUS Menino Jesus e Santa Rosa. Esses médicos, das especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia geral e anestesiologia, reforçaram as escalas desses dois hospitais conveniados, que agora estão com um aumento na demanda. Em atividade, o Sílvio Magalhães atendia uma média de 400 pessoas por dia, realizando 90 partos. Além do Regional, a sede da III Gerência Regional de Saúde, no centro da cidade, também ficou submersa, comprometendo estrutura e equipamentos. Já o Hospital Colônia Vicente Gomes de Matos, em Barreiros, não sofreu maiores prejuízo com a subida das águas porque se localiza num terreno elevado. A colônia trata 108 pacientes psiquiátricos de longa permanência. A Engenharia da SES ainda está avaliando com maior precisão as estruturas das unidades atingidas.

Pacientes renais são transferidos para tratamento no Recife - Para atender os pacientes renais que estão sem poder realizar hemodiálise em seus municípios, a SES montou um esquema emergencial, utilizando como suporte a rede conveniada na Região Metropolitana. Um total de 102 pacientes de Palmares e região da Mata Sul estão hospedados pelo Estado em duas pousadas de Itamaracá. Um grupo de 38 pacientes, com 22 acompanhantes, está alojado na Pousada Refúgio do Norte, enquanto outros 64 pacientes, com 22 acompanhantes, estão na Pousada Vento Leste. O município de Palmares é responsável pelo maior numero de pacientes, 21 no total. Ônibus fretados trouxeram essas pessoas do Interior e também garantem o transporte para as clínicas, onde eles realizam o procedimento desde o dia 22 de junho. As clínicas conveniadas estão atuando em quatro turnos, um a mais que a escala tradicional, para atender essas pessoas vindas do Interior, no Nefro Centro e Multi Rim. Outros 13 pacientes estão sendo assistidos em Caruaru, cidade mais próxima de suas residências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário